Categorized | Notícias

Um brownie para os apaixonados por chocolate

*** Este produto não é vendido nos restaurantes Applebee’s

Continuando com nossa série de receitas tradicionais dos Estados Unidos, lembramos de uma sobremesa que ainda não passou por aqui, mas que todos vocês conhecem bem: o brownie.

O brownie é um doce que parece um bolo, mas tem uma diferença: ele não assa por completo. Seu ponto ideal é o meio cremoso e a massa baixa. O que dá essa consistência é a diminuição da quantidade dos ingredientes típicos dos bolos, como farinha e fermento, e o aumento de itens mais líquidos e com mais gordura, como manteiga e ovos. Por isso ele não fica com uma consistência tão fofa – e é aí que está o segredo do brownie perfeito.

Assim como acontece com as outras sobremesas, o surgimento desse prato é rodeado de lendas. A principal é aquela boa e velha história da cozinheira anônima que não tinha fermento em casa e acabou fazendo o bolo mesmo assim. Uma outra história conta que um chef da cozinha de um hotel famoso fez a sobremesa a pedido de Berta Palmer, uma empresária e socialite americana dos anos 1920. Ela queria o doce para servir em uma convenção só de mulheres, mas exigia algo menor do que um pedaço de bolo e fácil de comer.

De qualquer jeito, o que se sabe com certeza é que o brownie se espalhou pelos Estados Unidos e pelo Canadá no comecinho do século XX. Outra coisa fácil de descobrir também é o nome, que faz referência a grande quantidade de chocolate escuro, o dark brown chocolat, que é a base do doce.

Para você tentar em casa, sugerimos essa receita:

Ingredientes:

200 g de chocolate amargo ou meio-amargo picado
175g manteiga sem sal
325g açúcar refinado
130g farinha
3 ovos

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno em 170°. Cubra uma assadeira de 33cm x 23cm x 5cm com papel manteiga.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (em uma tigela resistente ao calor sobre uma panela de água fervente). Assim que derreter, retire do calor e coloque o açúcar. Mexa até incorporar tudo à mistura. Adicione a farinha e mexa novamente, até ter uma massa homogênea. Por fim, junte os ovos e misture tudo novamente, até a massa ficar espessa e lisa.

Coloque tudo na assadeira já preparada e coloque para assar no forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até ficar com uma casquinha por cima, só que macio no centro. Tenha cuidado para não cozinhar demais, porque os cantos podem ficar duros.

O brownie original é só a massa assada, mas tem gente que gosta de misturar outros itens para quebrar um pouco o sabor. Dá para combinar com gotas de outro tipo de chocolate, amendoim, morango, nozes ou o que mais você quiser. Para acompanhar, o mais gostoso é um café ou um copo de leite, de preferência gelado. Se o brownie ainda estiver quentinho, coloque uma bola de sorvete de creme ou de baunilha.

Além do brownie, já publicamos as receitas de donuts, cheesecake, cookies e cupcakes. Se você já tentou fazer alguma, conta para nós! ;)

Fonte da receita: http://vert.se/7j9

Deixe um comentário