Categorized | Destaque

O Dia dos Pais nos Estados Unidos

No Brasil, comemoramos o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto. Mas, a data só vale aqui e em Samoa. Nos Estados Unidos e em vários outros países, a homenagem aos Pais acontece no terceiro domingo de junho. Sabe por quê?

No Brasil, a data foi criada em 1953, uma sexta-feira, pelo publicitário Sylvio Bhering, que se inspirou na comemoração norte-americana. O primeiro Dia dos Pais brasileiro aconteceu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Mais tarde, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto. Em alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José.

Já nos Estados Unidos e vários outros países, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. A primeira celebração aconteceu no dia 19 de junho de 1910, nos EUA. Nesta data, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear seu pai, que criou os filhos sozinho após a morte de sua mulher.

Ela conseguiu que a data se espalhasse por todo o país e, em 1966, o terceiro domingo de junho foi oficialmente escolhido como Dia dos Pais. Em 1972, o Presidente Nixon oficializou o feriado nacional.

Além dos EUA, países como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia também comemoram o Dia dos Pais na mesma data.

Deixe um comentário