Categorized | Notícias

Guia Prático dos Termos do Futebol Americano

É, amigos! A temporada de Futebol Americano está chegando ao fim e olha só, o Super Bowl já está aí! Ah, pera… você acompanhou a temporada inteira com os amigos e ainda confunde Tackle com Fumble? Down com Touchdown? Extra point com Field Goal? Puts… mas calma, cara! Nós estamos aqui justamente pra te ajudar.

Montamos um guia prático com os termos mais usados no Futebol Americano.

Olha, fica aqui uma dica muito valiosa: no dia 3 de Fevereiro, quando vier assistir o Supe Bowl com a gente, imprima esta colinha e traga discretamente. Chega de passar vergonha.

Como o futebol em questão é americano, os termos usados nele são em inglês (óbvio). Mas nem sempre um simples dicionário é suficiente para entender a aplicação destes termos, e como boa parte não tem similar em português ainda, só vivenciado ou descrevendo para entendê-los. Vamos começar pelo DOWN, entendeu esse, entendeu metade do jogo.

DOWN:
São as tentativas que a equipe de ataque tem para avançar as jardas no campo. Os atacantes tem direito a quatro “downs” para avançar dez jardas. Esses “downs” são renovados automaticamente quando alcançam as dez jardas regulamentares.

O time que está atacando tem quatro chances de fazer a bola se mover nas 10 jardas. Isso quer dizer que:
1) o jogador pode ir correndo com a bola e conseguir essas 10 jardas;

2) o jogador joga a bola para o outro jogador. Este, que está a 10 jardas do primeiro, pega a bola. A bola não pode cair.

Vale também andar com a bola aos poucos. Três jardas no primeiro down, uma jarda no segundo e assim ir acumulando.

Se o time que está no ataque não conseguir avançar as 10 jardas nos quatro “downs”, a bola vai para o outro time.

Sendo assim, quando o narrador diz, por exemplo, “Primeira para dez!”, ele quer dizer que é a primeira tentativa da equipe para alcançar dez jardas ou, “Segunda para sete”, o time está na segunda tentativa e faltam sete jardas para conseguir as dez, e assim segue.

KICKOFF:
Chute inicial que coloca a bola em jogo. A equipe vencedora do sorteio determina se quer receber a bola ou chutá-la. A posição no campo para o kickoff é a jarda de número 30.

LINHA DE SCRIMMAGE:
São duas linhas imaginárias que definem o local onde os atletas da linha ofensiva e defensiva ficam alinhados.

SNAP
Snap é quando na linha de scrimmage, um jogador central (o snapper) passa a bola por debaixo das pernas para o seu time. É assim que geralmente as jogadas tem início.

TOUCHDOWN:
É quando um time leva a bola até a endzone do lado oposto. Seja jogando para um jogador que já está na endzone ou carregando-a até lá. Um Touchdown vale seis pontos e a galera vai à loucura.

EXTRA POINT:
Depois de conquistar um touchdown, o time que o fez volta para uma determinada linha no fim do campo, perto da endzone. Eles podem escolher entre dar um chute e tentar fazer um gol que vale apenas um ponto, ou se querem chegar até a endzone novamente, valendo dois pontos.

FIELD GOAL
É o nome do gol que é feito quando um time chuta a bola para as traves da endzone, sem ser após o touchdown. Um Field Goal vale três pontos.

BLITZ:
É quando os linebackers e os defensive backs (safeties) buscam penetrar na linha de proteção do quarterback (offense line) e derrubá-lo antes que consiga passar a bola para algum companheiro do ataque.

Uma blitz bem realizada anula o quarterback, e faz com que o time que está no ataque perca algumas jardas.

SACK:
É a jogada em que a defesa derruba o quarterback.

PUNT:
É a jogada que consiste em chutar a bola para o time adversário fazer um retorno e tomar a posse da bola.

TACKLE:
É a pancada recebida pelo jogador que está com a posse de bola com o objetivo de derrubá-lo e parar a jogada.

FUMBLE:
É quando um atleta deixa a bola cair de suas mãos, deixando-a livre para ser pega por qualquer outro jogador.

Bom, aí estão alguns dos termos mais importantes do Futebol Americano!

Nos vemos no Super Bowl!

Deixe um comentário