Categorized | Notícias

Dia do Folclore com gostinho americano

Hoje é o Dia do Folclore aqui no Brasil, uma data criada para nós lembrarmos e conhecermos as  lendas que fazem parte do nosso imaginário. Mas já que saci, caipora e boitatá são nossos velhos conhecidos, porque não expandir os nossos horizontes e conhecer as histórias dos  outros países também?

Por isso, a gente te convida para fazer um tour pelas lendas dos Estados Unidos e conhecer alguns dos personagens deles. Vamos lá?

Bigfoot

Vamos começar um por que você, com certeza, já conhece! Aqui a gente chama de Pé-Grande e já virou personagem de tudo quanto é desenho animado. O Bigfoot é um personagem das regiões mais frias e cobertas de neve do noroeste norte-americano, e muita gente jura já tê-los visto caminhando pela neve.

Paul Bunyan e Blue Ox

Dizem que o Grand Canyon só existe porque Paul Bunyan, um gingante lendário, abriu as fendas com o seu machado enorme enquanto caminhava arrastando-o pelo chão. Seu fiel companheiro era Babe Blue Ox, um grande touro azul que o acompanhava para todos os lugares.

Mothman

Este é macabro Homem-Mariposa. Dizem que ele aparece cada vez que uma grande tragédia vai acontecer. Nos anos 1960, várias fotos dele foram até capa de jornal em West Virginia, região onde ele virou até estátua.

Bruxas de Bell

Lógico que, falando dos Estados Unidos, a gente não podia deixar de citar as bruxas, já que lá o dia delas é tão especial. Uma das lendas mais famosas sobre elas é a da Bruxa de Bell, uma assombração que perseguiu a família Bell, do Tenessee. Varios filmes foram feitos baseados nessa história e ela pode ter sido a inspiração para o famoso “A Bruxa de Blair”.

Johnny Appleseed

A lenda conta que Johnny era um jovem que peregrinava por todo o país plantando maçãs, com o desejo de que elas crescessem e, assim, matassem a fome de todos os americanos. Por isso, seu sobrenome é Appleseed, “semente de maçã”.

Agora que você já conhece mais dos personagens da cultura americana, aproveite para celebrar o legado de Johnny Appleseed e venha comer uma Apple Pie com a gente. ;)

Deixe um comentário